Lauro Fernandes defende rotas bioceânicas, critica pedágio da BR-364 e confirma pré-candidatura a deputado estadual
O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Rondônia e ex-diretor da Caerd, Lauro Fernandes, afirmou que o pedágio na BR-364 representa um “calo” para produtores e comerciantes e pode comprometer a competitividade logística do Estado. A declaração foi dada durante entrevista ao podcast Resenha Política, apresentado pelo jornalista Robson Oliveira.
Segundo Lauro, a tarifa cobrada na rodovia tem impacto direto sobre o custo do transporte de commodities e pode levar produtores a buscar rotas alternativas para escoar a produção.
“Hoje nós temos um pedágio mais caro do Brasil. E é o mais caro, Robson. Eu ando muito para fora e você chega lá, paga pedágio de 100 quilômetros, 150 quilômetros, paga R$ 5,20, R$ 6. E aqui em Rondônia por que é desse jeito?”, questionou.
O ex-secretário também criticou a falta de melhorias estruturais na BR-364 após a concessão. Para ele, a rodovia precisa de mais fiscalização, segurança e duplicação em trechos estratégicos.
“O que nós precisamos ali é de mais fiscalização, de uma BR duplicada, para poder fazer com que os nossos produtos consigam percorrer esse caminho com mais tranquilidade e com menos perigo”, afirmou.
Durante a entrevista, Lauro defendeu o avanço das rotas bioceânicas como alternativa logística para Rondônia. Ele citou saídas por Costa Marques, Guajará-Mirim, Rio Madeira e Peru, com acesso ao Pacífico, como caminhos para reduzir custos e ampliar a competitividade dos produtos rondonienses no mercado internacional.
O ex-secretário também destacou ações realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, como incentivo à abertura de empresas, apoio ao café robusta amazônico, piscicultura, inovação e atração de investimentos.
De acordo com Lauro, mais de 70 mil empresas foram abertas em Rondônia desde 2019. Ele também afirmou que o café rondoniense ganhou projeção nacional e internacional, citando a participação do Estado em feiras e concursos do setor.
Na área ambiental, Lauro defendeu que o agronegócio pode crescer sem ampliar o desmatamento. Ele citou o projeto Rondônia Verde Digital, voltado à inovação e sustentabilidade, e defendeu diálogo entre produtores, Estado e órgãos ambientais.
Ao final da entrevista, Lauro Fernandes confirmou que é pré-candidato a deputado estadual pelo PSD. Segundo ele, a decisão foi tomada após conversa com o governador Marcos Rocha.
“Hoje eu estou como pré-candidato a deputado estadual e só preciso que a população consiga enxergar esses novos pré-candidatos, o que cada um tem de melhor para oferecer para melhorar as condições da população de Rondônia”, declarou.